domingo, 26 de abril de 2009

Criança Esperança

criança

Recebi este e-mail agora de um amigo e vou postá-lo na íntegra, do jeito que foi escrito:

 

REDE GLOBO TREME - VIVA A INTERNET!

Circula na internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à  Rede Globo: "Criança Esperança: Você está pagando imposto da Rede Globo!"
Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto: doação feita à Unicef no valor de... (aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança). Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças à ingenuidade dos doadores! Agora, se você vai colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 reais ou mais pro Criança Esperança... não pode! Sabe por quê? Porque Criança Esperança é uma marca somente, e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro diretamente para a Unicef é aceita (para o desconto). E não há crime nenhum.
Aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à  Unicef, porém, por que descontar na Receita Federal como doação da Rede Globo e não na sua? Do jeito que somos tungados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar de agora em diante de "Leão Esperança".
Lição: Se a Rede Globo tem o poder de fazer chegar a mensagem dela a tantos milhões de televisores, também nós temos o poder de fazer chegar a nossa mensagem a milhões de computadores!
EXERÇAMOS ESTE PODER-DEVER, ENVIANDO ESTE TEXTO À LISTA
DE AMIGOS E CONTATOS!!!

 

Agora, a minha opinião:

Nunca contribuí, jamais vou fazê-lo, porque não conheci de perto nenhuma instituição que tenha sido agraciada pelas doações do tal Criança Esperança.

Desconfio solenemente desse “gesto humanitário”, que eu chamo de “gesto humanOTÁRIO”, porque, em 1991, ainda casado com a primeira mulher, a sua amiga trabalhava na Campanha do Agasalho, em São Paulo.

E sabem o que ela disse para a minha então esposa?

- A gente recebe muita roupa boa, quase nova. Então, o pessoal separa, distribui entre eles e só o que está imprestável é levado para os necessitados!

Foi a amiga dela quem disse, e eu acredito, porque houve um bruta boato em cima daquela campanha “Nordeste Já” e, em 1983, uma outra, para ajudar os desabrigados pelas chuvas no Sul.

Para mim, isso tudo é pilantragem. Esta é a minha opinião e não abro mão dela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário